quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Cuidados com o Computador

Há recomendações para cada componente, mas de forma geral é fundamental que o micro seja instalado em local sem poeira, calor excessivo ou umidade. Para o gabinete, o mouse, o teclado e o monitor pode-se utilizar capas protetoras, que devem ser totalmente retiradas quando se liga o equipamento, para favorecer a ventilação.

A instalação elétrica, aterrada, deve ser feita por um profissional competente. Isso é mais fácil de fazer em casas térreas do que em apartamentos. Nunca dispense estabilizadores com fusíveis para proteger contra excesso de energia.

Pode-se optar também pelo uso de filtros de linha nas tomadas, que ajudam a evitar que o micro sofra com picos de energia causados pela má qualidade da rede elétrica.

Mantenha sempre cerca de 20 cm entre o monitor e a parede para garantir boa ventilação. Nunca coloque papéis ou outros objetos sobre ele.

Os problemas com o teclado são frequentes, principalmente devido ao acúmulo de pó e sujeira. Quando não estiver usando o micro, coloque o protetor de plástico, que geralmente acompanha o teclado, não deixe cair cinzas de cigarro, comida, clips ou líquidos. Eles causam problemas que exigem cuidados de um técnico, ou a troca do teclado.

Uma boa medida para a manutenção do teclado é fazer uma limpeza semanal, virando o teclado para baixo, e batendo levemente para eliminar a poeira e pequenos objetos que possam estar entre as teclas. Pode também passar o aspirador de pó sobre as teclas.

O mouse é um acessório simples, mas também pode funcionar mal, principalmente por acúmulo de sujeira. Para evitar que isso aconteça use um mouse pad. Se o mouse não funcionar faça uma limpeza. Basta retirar a tampinha da parte inferior e passar um cotonete embebido em álcool isopropílico. Muito cuidado para não danificar ou perder a bolinha.

O gabinete do micro, onde fica a CPU deve ficar sempre em um local estável, longe de impactos e trepidações.


Fonte: http://ricardoramos.3rsoft.com.br/

Nenhum comentário: